Início São João del-Rei Lendas Agenda Cultural Parceiros Vídeos Contato
 
Página inicial Lendas São Joanenses!
 
  Homenagem
do Mês
 
  Quem Somos
 
  Conheça São
João del-Rei
 
  Conheça
Nossas Lendas
 
  Agenda
Cultural
 
  Parceiros
 
  Vídeos
 
Teatro Municipal
 

N° do Processo de Tombamento Individual pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural: 049/2000

Decreto Municipal: 3190

Impotente edifício ao gosto neoclássico, construído em substituição ao antigo Teatro da Rua da Prata, foi inaugurado a 02 de fevereiro de 1893, com a apresentação da peça “Dalila”.

No século XIX São João Del Rei vivia uma época de grande desenvolvimento industrial e comercial e paralelamente a população desenvolvia o gosto pela cultura e a ausência de uma casa de espetáculos na época, levou, fez com que, no fina do século, a administração por talvez uma pressão da sociedade, a construção do Teatro Municipal, que foi inaugurado em 02 de Fevereiro de 1893, com a peça “DALILA”.

A partir daí o teatro passou por várias remodelações, reformas, ampliações, mas uma das mais significativas, foi a primeira remodelação, entre os anos de 1921 e 1925, onde foi modificada toda a fachada para a atual, introduzia o mezanino e os camarotes centrais, além das escadas laterais.

A partir de então, o teatro entrou no circuito nacional de produções teatrais e tornou-se palco difusor da cultura regional e chegou a ser reverenciado como um dos melhores teatros do Brasil.

Possui em sua fachada, acima, as estátuas do deus Apolo ao centro, simbolizando o deus das Artes e ladeado pelas musas Euterpe – Musa da Música e Polínia – Musa da Poesia.

Em seu frontispício existe um brasão da cidade, quando foi elevada de Arraial à Vila.

Acima das portas existem as máscaras simbolizando o Drama, a Comédia e a Tragédia, com expressões de Seriedade, alegria e Tristeza.

Em 1969 sofreu novas reformas, em 1982 teve suas poltronas trocadas e passou por reparos internos. Nos anos seguintes passou por uma decadência, chegando a ter seu uso impedido, por motivos de segurança, no final dos anos 90.

Em 1998, o ator e diretor de teatro Adenor Simões, atual vereador de nossa cidade, idealizou a campanha “Acorda São João Del Rei: Salve o Teatro Municipal”.

Os projetos foram aprovados na Lei Estadual de Incentivo à Cultura, para os anos de 2001, 2002 e 2003 e foram incentivados pela USIMINAS, responsável pela recuperação do Teatro. Parceria com a FIEMG e o Governo do Estado de Minas Gerais envolveu a Companhia Vale do Rio Doce, responsável pela doação de recursos para a aquisição das poltronas.